O Bolsa Família liberou mais uma parcela do benefício nesta terça-feira (27), porém, um grupo específico acabou recebendo um desconto de R$ 300 em sua parcela. A mudança inesperada não afeta todos os beneficiários e pode ser mantida por até dois anos. Nesta publicação, explicamos todos os detalhes desta novidade.
Ainda em março, as novas regras do Bolsa Família foram definidas e garantiram novos valores aos beneficiários. Além disso, uma condição para trabalhadores foi implementada no programa: a Regra de Proteção. Com ela, os beneficiários que passarem da renda per capita familiar máxima ainda podem receber o Bolsa Família, desde que não passem de um salário mínimo.
Nessas situações, os beneficiários podem continuar recebendo o benefício por até dois anos. Porém, caso o aumento da renda aconteça por emprego com carteira assinada ou empreendedorismo, apenas 50% do valor do programa será liberado aos beneficiários. Ou seja, um desconto de R$ 300 é estabelecido nas parcelas do Bolsa Família.
Nesta terça-feira (27), o grupo afetado pela medida é o de NIS 7. Os beneficiários podem realizar a movimentação de suas parcelas através do Caixa Tem. Abaixo, destacamos o calendário completo de junho para vocês:
Dígito final do NIS Data
1 19/06 (liberado dia 17/06)
2 20/06
3 21/06
4 22/06
5 23/06
6 26/06 (liberado dia 24/06)
7 27/06
8 28/06
9 29/06
0 30/06
Como consultar minha parcela do Bolsa Família?
Pelo Portal do Cidadão, os beneficiários do Bolsa Família podem conferir o valor final e o valor individual de cada benefício liberado. Outros valores também podem ser vistos pelo sistema, como as quantias do Auxílio Gás e o décimo terceiro. Na sequência, detalhamos o processo de consulta.
Primeiramente, o interessado deve acessar o site do Portal do Cidadão e fazer o login com o seu CPF. A senha utilizada é a mesma utilizada em aplicativos como o Caixa Trabalhador ou o Bolsa Família. Quem nunca acessou essas plataformas deve realizar o cadastro.
O site apresenta a situação completa do seu Bolsa Família, desde a parcela bloqueada até se ela está em análise. A seguir, detalhamos cada uma dessas situações:
• Ícone verde: parcela liberada para saque;
• Ícone amarelo: parcela bloqueada;
• Ícone azul escuro: parcela enviada para crédito;
• Ícone vermelho: parcela cancelada;
• Ícone cinza: parcela já foi paga;
• Ícone azul claro: parcela pendente.
Comenta aqui! sua opinião sempre é importante